terça-feira, 26 de maio de 2020

Entrevista - Ovelha Negra: metal alternativo angolano

Banda Ovelha Negra.

Em mais uma entrevista realizada pela página Metaleiras Negras, vamos conhecer a banda angolana Ovelha Negra, que conta com Mag Oga no vocal, Yannick Matos no baixo, Jay Santos na guitarra e Stelson Victor na bateria.

1. A banda Ovelha Negra existe desde 2015 no cenário rock angolano. Como é tocar metal alternativo em Angola? Encontraram resistência?
A banda na verdade tem uma mistura peculiar de estilos. Tocamos numa onda de punk e metal alternativo e com um toque de nu metal as vezes. Na realidade, exploramos vários sub-géneros com uma identidade muito própria. Temos uma boa aceitação por parte dos nossos seguidores e somos vistos como uma banda de som unicamente característico.



2. Vocês querem transformar Angola na capital do rock em África. Como pretendem fazer isso? 
Transformar Angola na capital do rock em África é um processo que depende de todas as bandas e todo o movimento rocker angolano, como parte do nosso esforço, pretendemos criar um conceito de festival internacional que se torne anual. Na verdade temos um no interior do país, mas nós para além de banda, também somos organizadores de evento, portanto esperamos alcançar esse feito massificando os concertos e festivais.



3. Vocês participaram do Angola Music Awards em 2018, na categoria "Melhor Rock" com a música "Preso". Qual foi a importância do AMA para a banda?
A nossa participação foi nossa maior vitória até hoje. A nomeação deu um "boost" ao nome da banda e ao esforço desde a sua criação.



4. A música "Preso" concorreu no AMA em 2018 e em 2019 ela foi lançada na versão de estúdio. Pretendem trabalhar um novo material em breve?
Este ano tínhamos uma agenda repleta de novidades, no entanto fomos afectados pela situação do Covid19 mas pretendemos reagendar porque esperamos lançar uma EP das nossas 7 músicas originais.

5. Quais são as referências da banda? Existe alguma referência brasileira?
As nossas referências não fogem muito as bandas internacionalmente populares exceto com algumas não tão conhecidas pela maioria. System of a Down, Rage Against the Machine, Motorhead, Lamb of God, Moonspell (de Portugal) , Greenday e outras. De Angola temos os Neblina e Café Negro e do Brasil também são muitas como Project46, Detonautas, Charlie Brown Jr. , Nervosa, John Wayne e outras mais. 
Vale lembrar que Angola tem o Brasil como referência em muitos aspectos, sobretudo no assunto musical.



6. Vocês possuem outros projetos além da banda Ovelha Negra?
Dentro da Ovelha Negra temos um projecto diferente mas ainda é cedo para a gente revelar rsrsrs.



7. Deixem um recado para as Metaleiras Negras e os Metaleiros Negros que acompanham a página.
O nosso recado vai no sentido de sermos sempre firmes nas nossas escolhas e nos nossos ideais e que todos nós apoiantes de Rock/Metal sejamos sempre unidos e prosperos. 💪💪💪💪💪😎




Podem deixar os links das redes sociais também.
Os links estão disponíveis na página, sendo o youtube e o facebook os mais viáveis de momento. 
No google basta pesquisarem: Ovelha Negra Rock Angola.


YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCuqrJYUhQoJ6kcdWnUNoe7w

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Entrevista - Sentido Proibido: amor ao rock direto de Angola

Banda Sentido Proibido, de Angola.
Em mais uma entrevista realizada pela página Metaleiras Negras, vamos conhecer a banda angolana Sentido Proibido, que conta com Nilzo Baptista no vocal e guitarra, Edmilson Baptista "Bil" na guitarra e no vocal, Hernani Silva na guitarra líder e no vocal e Fau Splash na bateria e no vocal.


1. A banda Sentido Proibido existe desde 2013 no cenário rock angolano. Durante esse período, encontraram resistência?
R: A banda enfrentou resistência durante muito tempo, começando pelo facto de que nem nossos pais nos apoiaram quando fizemos a escolha de criar a banda e entrar para esse mundo.
E como essa luta enfrentamos várias outras deste a falta de materiais, estúdios qualificados, etc, tendo de provar sempre a nossa qualidade e valor quer seja dentro do mercado musical angolano, quer seja nos palcos virados apenas pro Rock.

2. Como é a cena rock em Luanda? E nas demais províncias angolanas? 
R: A cena de Rock em Luanda e por toda Angola, é ainda fechada e com uma dimensão menor do que a que queremos e precisamos. 
Vivemos de altos e baixos.
Mas muita coisa tem sido conquistada nos últimos tempos. Hoje temos uma categoria de Rock nas premiações do Angola Music Awards - AMA. 
Hoje temos mais abertura em termos de mídia e do mercado musical nacional, com mais convites e inclusão de bandas de Rock em shows e festivais virados para a música popular. 

3. Em quais eventos vocês tocaram? Vocês podem falar um pouco desses festivais?
R: A banda tocou nos mais diversos eventos e palcos, dentre eles os que mais se destacam são: o Rock No Rio Catumbela - Benguela, O ORLEI - Huambo e o Battle Of The Bands - Luanda.
Os dois primeiros são festivais internacionais que contam com bandas de Rock angolanas e estrangeiras, bem como músicos de outros gêneros músicas. E conseguem congregar milhares de pessoas curtindo os artistas nos dois dias de festival.
Já o Battle Of The Bands, tal como o nome sugere, é um concurso, em que as várias bandas concorrentes duelam mostrando o seu repertório e talento e no final da noite o público e o jurado escolhe a melhor banda em função da qualidade, carisma e musicalidade.
A banda vendedora é premiada com o patrocínio para a gravação de um E.P.
A propósito Sentido Proibido foi a primeira banda a vencer esse concurso isso em 2017.

4. Vocês lançaram o EP ADN em 2018, inclusive ganharam um prêmio pela música "Eu te traí". Pretendem trabalhar um novo material em breve?
R: A banda está a trabalhar em singles novos que estão a ser feitos pensando num novo EP.
Estavamos em gravações na altura em que eclodiu a pandemia do Covid-19, fazendo com que deixássemos as mesmas em stand by até o mundo poder ser colocado no play novamente.

5. Quais são as referências da banda? Existe alguma referência brasileira?
R: As referências são várias, nós bebemos de muitas bandas e isso reflecte-se em nossa musicalidade.
Bandas como: Slaves, Coldplay, I Prevail, Of Mice & Men, Linkin Park, Asking Alexandria, Crossfade, etc... 
Do Brasil, temos bandas como Fresno, Scalene, Nx-Zero.

6. Vocês possuem outros projetos além da banda Sentido Proibido?
R: O guitarrista solo da banda (Hernani Silva), faz parte da banda Singra também, que é uma banda de Metal.
O Baterista (Fau Spalsh) trabalha com Sonoplastia e Produção Musical.

7. Deixem um recado para as Metaleiras Negras e os Metaleiros Negros que acompanham a página.
R: União, amor, muita luz, continuem apoiando a página, continuem apoiando a arte. Que nós artistas continuaremos sendo a voz daqueles que têm voz e precisam de ser ouvidos.

Podem deixar os links das redes sociais também.

Obrigado à pagina pelo convite. É uma honra pra banda estar dando entrevista para vocês e esperamos poder estabelecer uma ponte e poder levar o nosso som ao Brasil e trabalhar com bandas e artistas brasileiros.

SENTIDO PROIBIDO 
PELO AMOR À MÚSICA 
PELO AMOR AO ROCK

Calendário 2022 - Metaleiras Negras

  Olá Metaleiras Negras e Metaleiros Negros! Já está disponível o Calendário 2022 das Metaleiras Negras. Cada mês foi representado por um gr...